Na noite de segunda-feira (4), a defensora pública-geral, Luziane Castro, recebeu a ordem do mérito “Homens do Mato”, grau oficial, da Polícia Militar de Mato Grosso, em cerimônia no auditório do quartel do Comando-Geral da PM, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (av. do CPA), em Cuiabá.
“Foi uma homenagem que recebemos, que na verdade foi uma homenagem a toda a Instituição. O próprio comandante no momento da entrega disse que tinha um grande apreço e respeito à Defensoria Pública. Em seu discurso, enfatizou que os defensores realizam um trabalho intenso para o fortalecimento da segurança no nosso estado”, afirmou a defensora-geral.
A medalha “Homens do Mato” leva o nome da primeira estrutura de polícia de Mato Grosso e é a maior honraria concedida pela PMMT. Mais de 80 autoridades civis e militares participaram do evento.
“Então, eu fico muito feliz de estar à frente da Defensoria e por receber essa homenagem para a nossa Instituição, e para todos os defensores e defensoras do nosso estado”, destacou Luziane.
A entrega das condecorações fez parte do início da semana de comemorações alusivas aos 188 anos de história da Polícia Militar de Mato Grosso.
No dia 5 de setembro de 1835 foi criado o primeiro corpo policial de Cuiabá, denominado “Homens do Mato”.
Atualmente, a PMMT conta com um efetivo de cerca de 8 mil policiais, homens e mulheres, e está organizada em 15 comandos regionais, com a função primordial de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública.