Notícias

RECONHECIMENTO


Defensora pública-geral de MT é vencedora do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2024

Premiação J.Ex. reconhece práticas inovadoras no ecossistema de Justiça

Por Djhuliana Mundel
22 de de 2024 - 17:22
Defensora pública-geral de MT é vencedora do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2024


A defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, é vencedora do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex.), na categoria Liderança Exponencial. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 21 de novembro, em Brasília. 

Esta foi a 5ª edição da premiação, que tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos âmbitos tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados ao ecossistema de Justiça. A escolha do vencedor foi feita através de votação entre membros e servidores do Sistema de Justiça. 

“Foram muitos passos dados ao longo desses anos e, sem sombra de dúvidas, esse prêmio veio coroar todo esse trabalho. Foi uma grande surpresa, primeiro, porque não houve nenhuma indicação, nenhuma inscrição por parte da Defensoria, realmente foi um público externo, que faz uma pré-seleção e é também um grupo de jurados pré-estabelecidos pela J.Ex. que escolhe. Então, sem sombra de dúvidas, a gente fica muito feliz de ter sido reconhecido, mas coloco como reconhecimento desse trabalho desenvolvido em especial todo o trabalho desenvolvido pelos servidores e membros da Defensoria que têm abraçado todas as causas que a gente tem no tocante à inovação e sistemas tecnológicos”, disse Luziane. 

Durante o exercício do seu mandato (biênio 2023-2024), Luziane implementou medidas de modernização da gestão da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), como o Solar (sistema de atendimento online atualizado em tempo real) e o chatbot (atendimento virtual automatizado via WhatsApp).    

“Acho que um dos grandes desafios desde que assumimos a gestão foi colocar a Defensoria Pública como sendo uma referência na área de inovação e tecnologia. Isso buscando um cenário desde 2019, quando assumimos junto com o Clodoaldo na gestão dele, a gente tinha ainda a Defensoria muito ultrapassada nesse cenário. Então, assim, foi um grande trabalho desenvolvido ao longo desses anos, com inúmeros treinamentos, implantação de sistemas, fortalecimento da nossa área de governança digital e inovação”, relembrou.