Luziane ainda ressaltou a importância das instituições trabalharem de forma colaborativa para assegurar que a justiça seja acessível para todos. “Independentemente de sua condição socioeconômica, hoje ao estarmos aqui nós não estamos apenas celebrando a posse de um novo desembargador, mas também a continuidade e o compromisso com a justiça, com a integridade e com a transparência que são essenciais para a proteção dos direitos dos mais vulneráveis do nosso estado”.
O magistrado foi eleito pelo Tribunal Pleno no dia 26 de outubro em uma vaga provida pelo critério de antiguidade. Durante seu discurso de posse, ele agradeceu aos colegas e a família. “É um momento muito importante e aqui eu reassumo meu compromisso de trabalhar e honrar aqueles que sempre acreditaram em mim”, afirmou Sebastião de Arruda Almeida.
Biografia - Sebastião de Arruda Almeida tem 61 anos, nasceu em Cuiabá, é casado, pai de dois filhos e avô de dois netos. Ingressou na magistratura do Poder Judiciário de Mato Grosso em janeiro de 1992. Atualmente exerce a presidência das Turmas Recursais e é membro da Comissão de Jurisprudência do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. Atuou nas Comarcas de Alta Floresta, Colíder, Peixoto de Azevedo, Araputanga, Mirassol D’Oeste e Tangará da Serra e foi responsável pela instalação da Comarca de Araputanga, no ano de 1992. Ocupou as funções de juiz auxiliar da Presidência, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, juiz membro do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais e idealizou o projeto das Turmas Recursais Temporárias. Na área eleitoral, possui pós-graduação em Direito Eleitoral, ocupou as funções de juiz das zonas eleitorais de Araputanga, Mirassol D’Oeste, Tangará da Serra, Diamantino e Cuiabá. Assumiu, em agosto de 2021, a função de juiz membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e foi juiz coordenador da Propaganda Eleitoral de Mato Grosso nas Eleições de 2022.