Na próxima segunda-feira (24), a partir do meio-dia, vai ser retomado o atendimento presencial da Defensoria Pública de Sinop (503 km de Cuiabá), em um novo prédio que unifica os Núcleos Cível e Criminal, localizado na Praça dos Três Poderes, n° 210.
A nova sede da Defensoria de Sinop passou por uma reforma, iniciada em março do ano passado, para ampliar e readequar o espaço, que já não comportava a demanda de atendimento, e unificar os Núcleos Cível e Criminal no mesmo local, já com a nova identidade visual do órgão.
“A reforma da Defensoria Pública de Sinop tem como objetivo maior atender melhor a população sinopense, e tornar ainda mais acessível os serviços prestados àqueles que necessitam”, afirmou a defensora pública Alessandra Maria Ezaki, coordenadora do Núcleo Criminal.
Para os defensores e servidores que atuam em Sinop, a construção de uma sede própria, unificando os núcleos, é a realização de um sonho antigo.
“É com muita satisfação e alegria que retornamos ao atendimento presencial com os Núcleos Cível e Criminal unidos num único prédio, construído com uma estrutura digna aos nossos assistidos e para que se sintam acolhidos nessa casa de garantia de direitos e cidadania”, pontuou o defensor público Leandro Torrano, coordenador do Núcleo Cível.
A Defensoria de Sinop conta com nove defensores públicos, além de cinco servidores efetivos, 11 assessores jurídicos e 30 estagiários – pós-graduação e graduação, assim como voluntários.
O atendimento regular ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e os casos de urgência são atendidos em sistema de plantão, nos outros horários, fins de semana e feriados.
De acordo com o último Censo Demográfico (2022), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sinop conta atualmente com 196.067 habitantes, um crescimento significativo (73%) em relação à pesquisa anterior (2010), quando eram pouco mais de 113 mil.