Nesta quarta-feira (22), terão início os atendimentos presenciais na Defensoria de São José do Rio Claro (297 km de Cuiabá), na rua Guanabara (esquina com a rua Rondônia) s/n, no Centro.
O atendimento no núcleo vai acontecer presencialmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Nos outros horários, fins de semana e feriados, o atendimento dos casos urgentes é feito em sistema de plantão (clique aqui para acessar os contatos).
Desde janeiro, o atendimento da Defensoria na comarca era feito apenas de maneira remota, via chatbot (WhatsApp).
A cerimônia de inauguração do novo espaço vai ocorrer na próxima segunda-feira (27 de maio).
"O Núcleo materializa e torna visível o acesso à Justiça da população hipossuficiente das cidades de São José do Rio Claro e Nova Maringá. A presença da Defensoria Pública coloca a população vulnerável no eixo das preocupações do Sistema de Justiça, levando dignidade e um serviço de qualidade a essa população", afirmou o defensor João Vicente Nunes Leal, coordenador do núcleo.
A Defensoria de São José do Rio Claro vai contar com dois defensores públicos, atuando nas áreas cível e criminal, bem como casos da infância e juventude, em regime de cumulação, além de uma equipe especializada para auxiliar no atendimento - uma assessora jurídica, uma estagiária de pós e outra de graduação, uma ajudante geral e uma estagiária voluntária.
De acordo com o último Censo Demográfico (2022), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São José do Rio Claro tem 14.911 habitantes.
O município de Nova Maringá e o distrito de Brianorte também fazem parte da comarca.