P. D. D. A. B., de 3 anos, realizou uma cirurgia pieloplastia para correção de hidronefrose com obstrução da junção uretero-pélvica, em Cuiabá, no mês passado, após determinação judicial motivada por ação da Defensoria Pública de Mato Grosso.
A criança, que mora com sua mãe em Poxoréu (252 km de Cuiabá), foi diagnosticada com hidronefrose com obstrução da junção uretero-pelvica, motivo pelo qual necessitava, com urgência, da disponibilização da cirurgia ante a possibilidade de dano irreversível, como infecção urinaria de repetição, dilatação renal e dores intensas, conforme relatório médico.
Segundo a família, a cirurgia, realizada pelo Hospital Santa Casa, na capital, foi bem-sucedida e a criança, após alguns dias internada, já retornou à casa da mãe, onde está se recuperando.
Entenda o caso – A família da criança buscou a DPEMT para garantir o atendimento necessário pela rede pública municipal de saúde com urgência ante a notória situação de vulnerabilidade econômica do grupo familiar.
Por isso, a principal fundamentação do pedido é a prioridade no atendimento, a imediata disponibilização da cirurgia, aliada a inexistência de condições financeiras da genitora para custear todo o procedimento pela iniciativa privada, sem prejuízo do sustento próprio.
“Por conta da demanda expressiva, o núcleo de Poxoréu vem se aprimorando no que diz respeito às ações de saúde. Com o esforço de nossa sempre dedicada equipe e contando com a sensibilidade do magistrado atuante na comarca, foi possível, de modo célere, auxiliar essa criança. Um trabalho de muitas mãos, que nos enche de satisfação quando termina bem, fazendo cessar a dor daqueles que possuem a Defensoria Pública como única e última alternativa”, explicou o defensor público Marcelo Fernandes de Nardi.
Hidronefrose - A hidronefrose pode ser definida como um inchaço no rim devido a um acúmulo de urina, causada por alguma obstrução ou bloqueio. Pode ocorrer por condições externas ou internas que vão afetar o sistema coletor urinário. A pieloplastia é uma intervenção cirúrgica desobstrutiva realizada no trato urinário superior, especificamente junção da pelve renal com o ureter, com o intuito de restabelecer a adequada drenagem de urina.