Na manhã desta sexta-feira (2), às 9h, será inaugurado oficialmente o novo Núcleo de Sinop (503 km de Cuiabá) da Defensoria Pública (DPEMT), localizado na Praça dos Três Poderes, n° 210.
A cerimônia de inauguração vai contar com a presença da defensora pública-geral, Luziane Castro, que já está na cidade, além de autoridades locais.
“Estou muito feliz de estar hoje à frente da Defensoria Pública e poder, como defensora pública-geral, entregar esse espaço digno e de muita qualidade aqui em Sinop, uma comarca de extrema importância para Mato Grosso”, destacou.
A nova sede unificada dos Núcleos Cível e Criminal de Sinop passou por uma reforma, iniciada em março do ano passado, para ampliar e readequar o espaço, que já não comportava a demanda de atendimento, e unificar os núcleos no mesmo local, já com a nova identidade visual do órgão.
“Há muito tempo, tínhamos dois espaços separados para o atendimento. A mudança dessa situação, colocando a Defensoria Pública num espaço único, melhorou muito para a população de Sinop, que agora tem acesso a um núcleo totalmente moderno e ampliado”, pontuou a defensora-geral.
A nova sede unificada dos Núcleos Cível e Criminal de Sinop passou por uma reforma, iniciada em março do ano passado, para ampliar e readequar o espaço, que já não comportava a demanda de atendimento, e unificar os núcleos no mesmo local, já com a nova identidade visual do órgão.
Apesar da inauguração oficial ocorrer nesta sexta-feira, o atendimento presencial no novo espaço foi retomado há pouco mais de um mês – no dia 24 de junho.
“Desde então, já percebemos um aumento no número de atendimentos, o que reforça a importância da existência de núcleos em todos os municípios do nosso estado”, revelou a defensora pública Alessandra Maria Ezaki, coordenadora do Núcleo Criminal.
Para os colaboradores da Defensoria que atuam em Sinop, a construção de uma sede própria, unificando os núcleos, é a realização de um sonho antigo.
“Com satisfação e alegria, inauguramos oficialmente o núcleo unificado da Defensoria Pública de Sinop, que reconhece e revela a importância da Instituição, que está à frente de garantir cidadania e dignidade às pessoas que mais precisam, que agora podem desfrutar de uma estrutura cômoda de atendimento humanizado e acolhedor para melhor socorrer pelos seus direitos”, afirmou o defensor público Leandro Torrano, coordenador do Núcleo Cível.
Sinop conta atualmente com nove defensores públicos, além de cinco servidores efetivos, 11 assessores jurídicos e 30 estagiários – pós-graduação e graduação, assim como voluntários.
O atendimento regular ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e os casos de urgência são atendidos em sistema de plantão, nos outros horários, fins de semana e feriados.
De acordo com o último Censo Demográfico (2022), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sinop conta com 196.067 habitantes, um crescimento significativo (73%) em relação à pesquisa anterior (2010), quando eram pouco mais de 113 mil.
Em termos populacionais, Sinop é o quarto maior município de Mato Grosso, atrás apenas de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.