As novas instalações dos Núcleos de Nova Xavantina e Barra do Garças da Defensoria Pública de Mato Grosso vão ser inauguradas nos dias 28 e 29 de junho, respectivamente.
“Temos uma grande satisfação de poder entregar à população desses dois municípios importantes na região do Araguaia condições mais adequadas e dignas para o atendimento da população que mais precisa da Defensoria”, afirmou Luziane Castro, defensora pública-geral de Mato Grosso, que vai participar das cerimônias de inauguração.
A partir do dia 28, Nova Xavantina (651 km de Cuiabá) vai contar com um prédio novo, locado pela Defensoria, na avenida Araes, 1020, no Centro da cidade.
“Gostaria de agradecer toda a Administração Superior pelo empenho e dedicação para entregar uma estrutura adequada aos trabalhos e as responsabilidades da Defensoria Pública em Nova Xavantina.
O ambiente amplo, climatizado e devidamente equipado traz, além de dignidade e acolhimento aos assistidos, orgulho e satisfação para que os colaboradores prestem seu serviço com zelo e dedicação”, ressaltou o defensor Tiago Passos, coordenador do núcleo.
Atualmente, Nova Xavantina conta com um defensor e sete colaboradores, entre assessores, estagiários, recepcionista e vigilante.
Já Barra do Garças (516 km de Cuiabá), a partir do dia 29, vai receber o prédio reformado da Defensoria Pública, na rua Padre Cobalchini, 190, no Setor Sul II.
No momento, o Núcleo de Barra do Garças conta com sete defensores, sete assessores jurídicos, sete assessores de pós-graduação, quatro servidores, oito estagiários, além de sete voluntários.
“A Defensoria Pública como um todo, após sua instalação em Mato Grosso, teve sua evolução admirável, internamente e externamente. Atualmente, desenvolvemos a função em prédio próprio, com o número razoável de defensores que atendem a classe hipossuficiente do estado. Particularmente, a inauguração da sede em Barra do Garças é um marco inigualável, digno da população, alvo e objeto do órgão”, elogiou o defensor público Edemar Belém, coordenador do núcleo.
Desde 2019, a Administração Superior da DPMT vem executando um cronograma de reformas, construções e locações de novos espaços para abrigar os núcleos do órgão, padronizando a nova identidade visual e seguindo as normas de acessibilidade para crianças, pessoas com deficiência e idosos, garantindo um atendimento com mais segurança e dignidade aos cidadãos, além de melhores condições de trabalho aos defensores e servidores.
“O nosso ideal é realmente tornar essas instalações apropriadas para o atendimento para que a população se sinta acolhida. Esse acolhimento passa por um espaço adequado, tanto para que os servidores e membros possam trabalhar, quanto também para que a população, ao chegar, saiba que tem um lugar digno para ser acolhida”, destacou Luziane.
Além das inaugurações de Nova Xavantina e Barra do Garças, a gestão da Defensoria Pública vem focando esforços na conclusão das obras das comarcas de Comodoro e Rosário Oeste, em fase de finalização, para que sejam entregues o mais breve possível à população.
O objetivo é levar a Defensoria Pública a 100% das 79 comarcas de Mato Grosso ainda em 2023, como mencionou o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, na última quinta-feira (22), na 75ª reunião do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Condege).