Notícias

COMEMORAÇÃO


Livro Histórias, Memórias e Sangue Verde está disponível em hotsite que comemora 25 anos da DPEMT

O hotsite apresenta uma linha do tempo que destaca os principais marcos históricos da Defensoria Pública, desde sua criação em 1998 até os dias atuais

Por Djhuliana Mundel
03 de de 2024 - 17:42
Livro Histórias, Memórias e Sangue Verde está disponível em hotsite que comemora 25 anos da DPEMT


Em 2024 a Defensoria Pública de Mato Grosso comemorou 25 anos de criação. Para marcar essa data, a instituição desenvolveu um hotsite como uma plataforma interativa que comemora as conquistas e resgata a história da instituição.  

O hotsite apresenta uma linha do tempo que destaca os principais marcos históricos da Defensoria Pública, desde sua criação, em 1998, até os dias atuais. Através de relatos de assistidos, o visitante poderá conhecer histórias inspiradoras que refletem o impacto da atuação da defensoria na vida de vários cidadãos mato-grossenses.   

Além disso, o espaço virtual oferece uma rica seção de conteúdos interativos, onde são abordadas diversas conquistas dos assistidos. Por meio de vídeos e textos interativos, o hotsite visa não apenas informar, mas também sensibilizar a população sobre a relevância do trabalho prestado pela Defensoria Pública.  

No hotsite também é possível baixar o e-book Histórias, Memórias e Sangue Verde, com contos literários produzidos a partir do relato de defensores públicos sobre casos reais atendidos pelo órgão.  

História - Em 13 de maio de 1998, o Decreto n.º 2.262 oficializou a instalação da Defensoria Pública de Mato Grosso, estabelecendo a estrutura inicial da instituição. No mesmo mês, foi aberto o primeiro concurso público para ingresso na carreira, visando o provimento de 95 cargos.  

No dia 24 de fevereiro de 1999, 24 profissionais foram oficialmente empossados como Defensores Públicos, marcando o início de uma jornada dedicada à prestação de assistência jurídica gratuita e integral aos necessitados.  

Nesses últimos 25 anos, foram inaugurados diversos núcleos, culminando na conquista significativa de alcançar presença em 100% das comarcas já no primeiro mês de 2024.  

Além do atendimento nos núcleos, desde seu início, a Defensoria realiza mutirões que levam orientação jurídica e assistência na resolução de conflitos para as comunidades mais distantes.  

A DPEMT conta com 212 membros ativos e mais de 1500 servidores que ajudaram a realizar mais de 500 mil atendimentos só em 2023.  

 Acesse o hotsite aqui.