Na próxima terça-feira (5), às 18h, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) vai participar do lançamento do primeiro curso de capacitação “Economia Solidária”, realizado pela Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) e pela Universidade de Mato Grosso (Unemat), voltado exclusivamente para catadores de materiais recicláveis de Cuiabá.
Com duração de 80 horas de atividades práticas e teóricas, a capacitação é uma formação sobre associativismo e cooperativismo, com o objetivo de fortalecer a organização e o desenvolvimento de empreendimentos de economia solidária na cidade.
“O curso visa aperfeiçoar a forma de trabalho dos catadores e propiciar ensino técnico e adequado sobre economia solidária. Através do curso, eles poderão trabalhar em conjunto dentro de uma cooperativa”, afirmou a defensora pública Kelly Monteiro.
Coordenadora do Grupo de Atuação Estratégia em Direitos Coletivos (Gaedic) Catadores de Recicláveis da DPEMT, Kelly explicou que o próximo passo é a construção da sede da cooperativa e a aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento da Coopervida.

“Para nós, do Gaedic Catadores, é a inauguração de uma nova fase na vida de nossos catadores e catadoras de materiais recicláveis, cumprindo com a nossa missão que é empoderar e dar dignidade às pessoas vulneráveis”, destacou.
Durante o lançamento do curso, será feita a exposição de todo o conteúdo programático aos alunos, que poderão inclusive apresentar seus anseios e sugestões para as aulas seguintes.
A capacitação, que também conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público Estadual (MPMT), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ecoparque Pantanal, entre outros parceiros, vai ocorrer na sala Flores do Cine Teatro, no centro histórico da capital.
As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Para inscrições e informações, os interessados devem entrar em contato com:
Andressa: (65) 99930-5505
Gelcimara: (65) 99203-7276
José: (65) 99221-5406