A Defensoria Pública de Mato Grosso realizou, pela primeira vez, um mutirão em Santa Rita do Trivelato (445 km de Cuiabá), na última quinta e sexta-feira (dias 25 e 26), na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, durante o 1º Dia de Cidadania.
Foram efetuados 20 procedimentos, incluindo pedidos de pensão alimentícia (8), cumprimentos de sentença (5) e orientações jurídicas (3), entre outros, pelo defensor público João Vicente Nunes Leal, com o apoio do assessor Átila Lima da Costa e da estagiária de pós-graduação, Luana Karolina de Souza.
“Foi o primeiro mutirão feito em Santa Rita do Trivelato, que não é comarca. Chegamos a um local onde não há Defensoria Pública in loco. A primeira ação, espero que de muitas”, ressaltou o defensor.
No total, 17 pessoas receberam a assistência jurídica gratuita da Defensoria no mutirão. Porém, como alguns cidadãos tinham mais de uma demanda, o número total de ações judiciais e extrajudiciais foi superior.
Santa Rita do Trivelato, que faz parte da comarca de Nova Mutum, tem uma população de 3.371 pessoas, segundo a prévia do Censo Demográfico, divulgada em dezembro de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).