Luziane reforçou também a importância do trabalho da equipe de controladores da DPEMT para a conquista do selo Diamante pela instituição. “Eu gostaria de parabenizar os controladores internos que trabalham na nossa Unidade de Controle Interno porque vocês são parte importante desse prêmio e não é um trabalho fácil”.
Este é o 3° ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública e a DPEMT chegou ao topo do ranking dos Poderes estaduais com maior índice de transparência do Estado, 97,48%. A certificação avalia, por amostragem, a disponibilidade de dados ao cidadão no Portal da Transparência dos órgãos, instituições e Poderes.
“O Programa Nacional de Transparência Pública é um programa nacional que tem o objetivo claro de propiciar ferramentas para a sociedade no sentido de ela participar do controle social. Todos os países avançados só se avançam quando a sociedade participa”, disse o conselheiro do TCE e coordenador do Programa Nacional de Transparência Pública, Antônio Joaquim.
Desde que passou a ser avaliada pela Atricon, a DPEMT ascende a cada ano no índice, saindo de 64,54% em 2022, passando por 90,40%, em 2023, e chegando em 2024 ao maior índice alcançado por um Poder Público estadual em Mato Grosso. No ano passado, o órgão havia conquistado o Selo Ouro.