A Defensoria Pública de Nortelândia (229 km de Cuiabá) retomou o atendimento presencial à população no dia 13 de junho, dentro do Fórum, localizado na avenida Valentim Perón, 220, no centro da cidade.
O atendimento presencial foi suspenso no dia 12 de setembro do ano passado, por conta de uma reforma que ocorreu no Fórum. Nesse período, o atendimento foi realizado de forma virtual.
O núcleo conta com o atendimento do defensor público Maicom Vendruscolo e da defensora pública Shalimar Bencice e Silva, que atuam por cumulação, além de uma assessora jurídica, um ajudante geral e uma estagiária de graduação.
Segundo a assessoria jurídica, os principais atendimentos realizados no núcleo são casos de saúde e de pensão alimentícia, na área cível, além da assistência jurídica na área criminal.
O atendimento regular ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em um espaço dentro do Fórum. Nos outros horários, fins de semana e feriados, o atendimento dos casos urgentes é feito em sistema de plantão.
De acordo com o último Censo Demográfico (2022), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nortelândia tem atualmente 5.956 habitantes. A comarca engloba também o distrito de Santaninha.