Notícias

AMPLIAÇÃO DA EQUIPE


DPEMT dá posse a novos servidores e reforça expansão do atendimento à população

A ampliação do quadro de servidores reafirma o compromisso da Defensoria Pública em fortalecer a prestação de serviços essenciais à população mato-grossense

Por Djhuliana Mundel
01 de de 2025 - 15:23
DPEMT dá posse a novos servidores e reforça expansão do atendimento à população


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) deu posse para três novos servidores aprovados em concurso público. Tomaram posse as servidoras: Danielly Karoline Mendes Alves e Claudenilde Lopes dos Santos, nos cargos de analista psicóloga, lotadas na Coordenadoria de Assuntos Interdisciplinares (Catai), em Cuiabá; e Dariane Batista Rodrigues, como técnica administrativa, lotada no Núcleo da Defensoria Pública em Sinop. 

“A Defensoria Pública hoje está num franco processo de expansão, de crescimento, e com um aumento muito grande e significativo no número de atendimentos. Então, todo reforço dos servidores vem para poder auxiliar nesse crescimento. E eu costumo dizer que a gente hoje está vivendo as dores do crescimento. Então toda mão de obra que entra para poder ajudar com o acolhimento e atendimento à população, para que a gente consiga fazer cada vez mais uma prestação de serviço digna para essa população carente no estado de Mato Grosso, é um momento de muita alegria e é um momento de comemoração”, disse a defensora pública-geral, Luziane Castro. 

A coordenadora de assuntos interdisciplinares, Amanda Fontenelli Costa, falou do reforço na equipe da Catai com a chegada de duas novas servidoras. “A nossa equipe é uma equipe interdisciplinar, que conta com assistentes sociais e psicólogas e sempre teve um tamanho bem diminuto. Hoje, com a ampliação desses cargos, elas vêm para somar, para reforçar e fortalecer a nossa atuação em assessoramento à instituição. Então, elas vêm ocupar uma vaga muito estratégica dentro da nossa equipe para ampliar os nossos projetos, incluindo as comarcas e os núcleos, ampliando o apoio que a gente faz para a Instituição e para a Administração Superior”.

Claudenilde Lopes dos Santos, que já passou por uma experiência de estágio na DPEMT anos atrás, disse que a posse veio coroar uma história planejada há mais de 5 anos. “É um momento muito emocionante. Chegar até aqui foi um caminho, um planejamento. Eu escolhi estar aqui na Defensoria depois de uma experiência de estágio, cinco anos atrás. E lá atrás já se falava desse concurso público, do desejo de reestruturar a equipe. E aí, a partir disso, eu fui trilhando esse caminho, trabalhando em outros setores do serviço público, estudando, caminhando para estar aqui hoje. Minha expectativa é uma transformação social na vida de pessoas que precisam da Defensoria”. 

Com um olhar voltado para a ampliação do acesso à justiça, a atual gestão da Defensoria tem como foco oferecer atendimento às populações mais vulneráveis, especialmente aquelas residentes em municípios e distritos distantes da estrutura de serviços públicos gratuitos. A nomeação dos novos servidores públicos, neste sentido, busca garantir a atuação de forma presencial em todas as comarcas. Em janeiro de 2024, pela primeira vez, a Defensoria Pública do Estado alcançou 100% das comarcas de Mato Grosso. 

Os servidores que tomaram posse neste mês de março foram aprovados no concurso público da Defensoria Pública que foi homologado em outubro de 2023. Ao todo foram 14.036 inscritos para o certame que ofertou 28 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior.