Notícias

NOVAS INSTALAÇÕES


DPEMT inaugura novo Núcleo em Alto Taquari

Entre 2024 e 2025, 9,62% da população do município foi atendida pela Defensoria Pública

Por Paulo Henrique Fanaia
03 de de 2025 - 15:44
Bruno Cidade DPEMT inaugura novo Núcleo em Alto Taquari


Na manhã desta quinta-feira (3), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) inaugurou o prédio do Núcleo no município de Alto Taquari (493 km de Cuiabá). Com a presença de autoridades locais, representantes do Sistema de Justiça, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil, o prédio é mais do que um espaço físico para atender a população, mas sim um local humanizado e de acolhimento para todos que buscam o auxílio jurídico da instituição.

“Hoje é um dia de muita alegria, estamos inaugurando mais um Núcleo da Defensoria Pública e colocando os nossos serviços em um espaço digno e acolhedor para a população. Isso demonstra que a Defensoria Pública de Mato Grosso está crescendo e está presente em todas as comarcas. Como eu sempre digo, a Defensoria está cumprindo o seu papel que é de acolher, atender e ouvir com amor e empatia a população que tanto precisa da nossa ajuda. Mais do um prédio bonito, nós queremos que a população tenha dignidade aqui na ponta e são vocês, servidores de Alto Taquari, que vão atender, ouvir e conversar. Estou muito feliz e que vocês continuem assim, com esse brilho no olhar, com esse amor e com essa dedicação”, disse a defensora pública-geral, Luziane Castro.

Localizado no Centro do município de Alto Taquari, o novo Núcleo fica na rua Francisco Mendes de Moraes, 900, em frente à Escola Estadual Elzinha Lizardo Nunes e de portas abertas à população com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, a partir das 12h e também com atendimento agendado.

O prédio possui área construída de 108,05 m² divididos em hall de entrada, salas para recepção, gabinete, assessoria, banheiros, sala para estagiários, copa e área de serviço. Pensando na acessibilidade, o local também conta com rampas de acesso, corrimão, guarda corpo, piso tátil e barras de apoio.

“Hoje eu quero agradecer muito à defensora-geral, Dra. Luziane Castro, o defensor do Núcleo de Alto Taquari, Maxuel Dias e todos que aqui trabalham. Tenho certeza que este Núcleo será uma ponte de esperança para que as pessoas tenham direitos iguais, porque aqui será um local onde todos serão atendidos de forma igualitária, dando justiça para todos. Como prefeita eu agradeço a Defensoria Pública Estadual por estar aqui no município de portas abertas porque isso vem ao encontro dos nossos interesses e isso vem para somar”, disse a prefeita de Alto Taquari, Marilda Garolfo Sperandío.

Também estiveram presentes no evento, o defensor público e coordenador do Núcleo de Alto Taquari, Maxuel Dias; o promotor de Justiça, Elton Oliveira Amaral; o advogado presidente da 9ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, Marcelo Freitas Passos; o primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges de Freitas; e o ouvidor-geral da DPEMT, Getúlio Pedroso.

A Defensoria em números

Entre o ano de 2024 e 2025, 9,62% da população do município de Alto Taquari (486 km de Cuiabá) foi atendida pelo Núcleo da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT). De acordo com os dados apurados pela DPEMT, em 2024, 824 pessoas utilizaram os serviços da Defensoria. Já em 2025, 290 pessoas foram atendidas até o momento.