Notícias

GARTNER ITXPO 2025


DPEMT participa do maior congresso mundial de tecnologia da informação em Orlando

Iniciada em 2023, parceria do órgão com a Gartner permite acessar ferramentas e conhecimentos de ponta, capacitar equipes e avançar na área de inovação tecnológica

Por Alexandre Guimarães
24 de de 2025 - 15:50
Reprodução DPEMT participa do maior congresso mundial de tecnologia da informação em Orlando


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) marcou presença no Gartner IT Symposium/Xpo, que ocorreu em Orlando, nos Estados Unidos, de 20 a 23 de outubro.

O evento é considerado o maior congresso global de tecnologia da informação (TI), ou “information technology” (IT), em inglês, voltado para diretores e executivos da área, com foco nas tendências que moldam o futuro da tecnologia e dos negócios, como a inteligência artificial (IA) generativa.

A DPEMT foi representada no congresso pela defensora pública-geral, Luziane Castro, e pelo diretor da DGDI – Diretoria de Governança Digital e Inovação, Ricardo Pinheiro.

“Pudemos ver tendências, inovações. Conhecemos inúmeros fornecedores na XPO, com soluções inovadoras e outras já consolidadas. Trocamos experiências com pessoas do mundo todo, mas em especial dos Estados Unidos”, revelou o diretor da DGDI.

Neste ano, o simpósio realizado na Flórida teve como tema central: “Agentes da Mudança: Liderando por meio da Inteligência”.

O encontro reuniu importantes nomes da tecnologia global para discutir o papel dos líderes de TI como agentes de transformação em tempos de incerteza.

A programação abordou como a inteligência, especialmente a IA, pode orientar estratégias de inovação, fortalecer a resiliência organizacional e impulsionar decisões baseadas em dados.

“O evento apresentou palestras de inovação, ferramentas de tecnologia, liderança, comunicação, motivação e como fazer a diferença na vida das pessoas”, detalhou Pinheiro.

Um dos pontos mais debatidos foi a “nova onda” dos agentes de inteligência artificial proativos – sistemas de IA que atuam de forma autônoma para atingir objetivos, sem a necessidade de comandos diretos e constantes do usuário.

Desde janeiro de 2023, a Defensoria Pública de Mato Grosso mantém um contrato com a Gartner do Brasil para ter acesso a ferramentas e conhecimentos de ponta, capacitar equipes e avançar na área de inovação tecnológica. A parceria auxilia no planejamento estratégico e na tomada de decisões críticas da área de TI e da Administração Superior do órgão.

A delegação do Brasil no congresso contou com 24 empresas – 18 expositoras e seis prospectoras, que promoveram conferências, estandes institucionais e apresentações, que fizeram parte da agenda oficial do evento.