Notícias

RESULTADO DE INSPEÇÃO


DPEMT solicita carregadores de tornozeleira eletrônica para o Centro Pop de Rondonópolis

A população em situação de rua que está com tornozeleira em Rondonópolis atualmente precisa se deslocar até à Penitenciária para proceder com a recarga

Por Djhuliana Mundel
22 de de 2025 - 15:21
Foto: Wheverton Barros/Gcom Rondonópolis DPEMT solicita carregadores de tornozeleira eletrônica para o Centro Pop de Rondonópolis


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), através do Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos para Pessoas em Situação de Rua – GAEDIC Pop Rua, encaminhou um ofício à Vara de Execução Penal de Rondonópolis (214km de Cuiabá) solicitando apoio do Conselho da Comunidade para fornecimento de dez carregadores para as tornozeleiras eletrônicas utilizadas pelos usuários do Centro Pop de Rondonópolis.  

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Rondonópolis, o Centro POP, atende pessoas que se encontram em regime semiaberto, utilizando tornozeleiras eletrônicas como condição para a manutenção da sua liberdade. “Nesse contexto, é indispensável a disponibilidade de carregadores suficientes para atender às demandas existentes na unidade, uma vez que a falta de carga nas tornozeleiras pode resultar em regressão de regime”, diz trecho do ofício.  

A população em situação de rua que está com tornozeleira em Rondonópolis atualmente precisa se deslocar até à Penitenciária da Mata Grande para proceder com a recarga. “O deslocamento depende de carro cedido pelo Município, já que a Penitenciária fica distante da cidade”, segundo o ofício enviado pela defensora pública Jacqueline Gevizier Rodrigues Ciscato, que é membra do GAEDIC - Pop Rua.  

O Centro Pop é mantido pela Secretaria de Promoção e Assistência Social do município, com serviços como alimentação e higienização. 

O GAEDIC Pop Rua é um grupo especializado da DPEMT que se dedica a garantir que as pessoas em situação de rua tenham seus direitos respeitados, promovendo ações que buscam inclusão e dignidade.