Durante o encontro, a Administração Superior apresentou a atual estrutura da instituição e as ações em andamento, como o Projeto de Redimensionamento da Força de Trabalho – PUBLIX e a implementação do Sistema Eletrônico de Informações - SEI!. Também foram destacadas inovações previstas, como o novo painel do Defensor, inteligência artificial para realização de resumo do histórico de atendimentos e um novo editor de textos no peticionamento.
Graziele Cristina Tobias de Miranda, defensora pública no município de Sinop, reforçou a relevância da iniciativa. “A administração proporcionar que os defensores se encontrem, se reúnam para que haja essa troca de experiências é muito importante para o desenvolvimento da atividade fim”.
Gabriela Beck dos Santos, coordenadora do núcleo de Guarantã do Norte, município mais distante da Capital e que faz divisa com o estado do Pará, enfatizou a importância da troca de experiências devido às peculiaridades de cada localidade. “Estamos aqui para aprender e passar um pouquinho da realidade do interior, porque cada localidade é muito individual, com suas especificidades. Esse relacionamento próximo que a Administração Superior proporciona é muito importante para a construção de uma Defensoria cada vez melhor”.
O defensor público no município de Sorriso e atuante também no núcleo de Vera, Paulo Isidoro Gonçalves, salientou a importância da descentralização da informação. “Esse evento se resume a algo buscado há muito tempo. Por mais que estejamos conectados por e-mail e outras formas de tecnologia com a Administração Superior, essa reunião com os núcleos referenciais, que atendem uma grande parte da população e trazem informações de interesse de todos os servidores e defensores, é de grande importância”.
Outro ponto ressaltado foi a expansão da Defensoria Pública, que atualmente está presente em todas as comarcas do estado, além da modernização de dezenas de núcleos. O encontro, que promoveu a integração e o alinhamento entre defensores e servidores, é um passo importante para a melhoria contínua dos serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado.