Nesta terça-feira (4), a partir das 13h, 12 filhos de defensores, servidores, terceirizados e estagiários da Defensoria Pública de Mato Grosso, entre 12 e 18 anos de idade, fizeram uma visita ao local de trabalho dos seus pais e mães, nos Núcleos Cíveis de Cuiabá, no edifício Pantanal Business, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (av. do CPA).
O objetivo do projeto é levar os adolescentes para conhecer um pouco mais sobre as funções institucionais do órgão, de forma leve e descontraída, compreendendo melhor o trabalho que seus pais e mães exercem, inclusive para que saibam informar sobre os serviços ofertados pela Defensoria àqueles que precisam.
Inicialmente, os jovens conheceram o processo de atendimento aos cidadãos na Recepção, que foi totalmente reformada e pode abrigar confortavelmente cerca de 300 pessoas, que recebem um atendimento humanizado no local.
“Eles conheceram como uma pessoa que procura a Defensoria é atendida desde o início. Acompanhamos as crianças nos andares para eles conhecerem todos os núcleos”, afirmou a defensora Regiane Ribeiro, que atua na Segunda Instância Cível e foi a idealizadora do projeto.
A proposta foi apresentada à defensora pública-geral, Luziane Castro, que prontamente apoiou a iniciativa e participou hoje da abertura do projeto, que, dependendo dos resultados, pode ser replicado pela Escola Superior da DPMT em outras comarcas do estado.
“Foi importante para as crianças saberem exatamente o que os pais fazem, verem de uma forma diferente, através de outras pessoas explicando a importância da profissão dos pais, tanto servidores quanto defensores. Elas puderam conhecer o quanto é importante e saber quais são os serviços proporcionados às pessoas carentes”, destacou Regiane.
A visita, que teve início às 13h, foi encerrada por volta das 15h30 com um lanche para os filhos e pais no 8º andar do prédio.
As inscrições para o programa "Conhecendo a DPMT, o local de trabalho da minha mãe/do meu pai" ficaram disponíveis de 29 de junho a 3 de julho, para os defensores e colaboradores dos Núcleos da Capital e de Várzea Grande.