Notícias

SÃO PEDRO DA CIPA


Homem consegue cirurgia na coluna após intervenção da Defensoria Pública

C.C.M. estava internado há mais de dez dias apresentando piora no quadro de dor

Por Djhuliana Mundel
10 de de 2025 - 14:54
Homem consegue cirurgia na coluna após intervenção da Defensoria Pública


Após a Justiça acatar o pedido da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), C.C.M., morador de São Pedro da Cipa (156km de Cuiabá), que estava acamado, diagnosticado com fratura coluna torácica lombar, evoluindo com dor ao sentar, conseguiu realizar um tratamento cirúrgico de pseudartrose da coluna toraco-lombo-sacra posterior. 

O caso chegou até a DPEMT através do médico do Hospital de Jaciara, Jeferson Ramos V. Silva, que informou sobre um paciente internado na unidade há dez dias, que havia realizado tratamento cirúrgico há cerca de um ano, em um Hospital Público de Cuiabá, e que apresentava quadro de intensa dor na região lombar. De acordo com o relato do médico, C.C.M. apresentava piora da dor ao sentar, estando restrito ao leito do hospital enquanto aguardava transferência para a capital para realização de uma nova cirurgia. 

“O médico do hospital de Jaciara ligou pra gente e informou que o homem estava internado há algum tempo com problema de uma cirurgia de coluna que ele tinha feito, mas que deu problema e ele precisava refazer essa cirurgia. A regulação já estava feita, mas o Estado se negava a fornecer a cirurgia. Então a DPEMT judicializou o pedido. A liminar foi deferida em minutos e no dia seguinte o paciente já estava em Cuiabá realizando a cirurgia”, explicou o defensor público responsável pelo atendimento do caso, Denis Thomaz Rodrigues. 

O tratamento cirúrgico da pseudartrose da coluna toraco-lombo-sacra posterior é um procedimento feito quando um osso da coluna não cicatrizou corretamente após uma fratura, criando uma falsa articulação. O principal objetivo da cirurgia é fazer com que o osso cicatrize corretamente, aliviando a dor e melhorando a movimentação.