Defensoria Até Você – Edição Indígena – Começou no dia 17 e segue até o dia 21 de março o mutirão Defensoria Até Você - Edição Indígena, em 14 aldeias dos municípios de Água Boa e Nova Nazaré. A iniciativa tem como objetivo levar atendimento jurídico gratuito e serviços essenciais às comunidades indígenas da região e promover o acesso à justiça e à cidadania.
“Essa é uma região em que as comunidades indígenas vivem em situação de isolamento, com dificuldade de acesso aos serviços públicos. Existe uma distância grande da sede dos municípios aqui da região e de alguns serviços que só são encontrados na capital, Cuiabá. Então é necessário que os serviços públicos cheguem até essa população e nós, da Defensoria Pública, buscamos fazer isso. Trazemos os nossos serviços jurídicos e também dos diversos parceiros que nos acompanham para trazer esses serviços a essa população”, explicou o secretário Executivo de Administração, Clodoaldo Queiroz.
Durante o evento, defensores e servidores públicos estão à disposição para oferecer orientação jurídica, resolver demandas relacionadas a direitos civis, familiares, previdenciários e questões específicas das comunidades indígenas. Além disso, o programa conta com a parceria de órgãos públicos e entidades para a emissão de documentos e assistência social.
“São ações voltadas a uma população vulnerável de difícil acesso à justiça, cidadania e assistencial. Então, a gente envolve a Defensoria Pública como idealizadora e convidamos os parceiros, tanto municípios, parceiros estaduais, federais, para participar conosco nesses eventos”, disse a coordenadora de Ações e Interações Comunitárias (CAIC), Pamela Watanabe.