Notícias

COMUNICAÇÃO INTERNA


Mês de junho já tem canseira, mas também, parcela do décimo terceiro e festa junina

A sede da Defensoria Pública de Mato Grosso vai comemorar a festa mais popular do país no dia 23 de junho, a partir das 16h, com cada unidade administrativa responsável por trazer um prato típico

Por Márcia Oliveira
15 de de 2023 - 13:46
Mês de junho já tem canseira, mas também, parcela do décimo terceiro e festa junina

Festas típicas em comemoração aos dias de santos mais saborosas do país: as festas juninas


Já estamos no meio de junho, mês que traz o prenúncio da canseira típica do meio do ano, mas também, a primeira parcela do décimo terceiro, paga nesta quinta-feira (15/6), e as festas típicas em comemoração aos dias de santos mais saborosas do país: as festas juninas. 

FESTAS JUNINAS

Elas foram trazidas ao Brasil pelos portugueses no século XVI e no início, eram estritamente para comemorar o dia de São João, dia 24 de junho. Com o tempo, as festas joaninas se tornaram juninas para comemorar também os dias dos santos Antônio, dia 13 de junho, e São Pedro, dia 29. Atualmente, além das Igrejas manterem a tradição, elas também se tornaram comuns em escolas, órgãos públicos e como atração turística de prefeituras, principalmente, as do Nordeste.

E em 2023 a sede da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) vai aderir à festa popular, cujo maior exemplo de expressividade é visto no nordeste, em Campina Grande (PB), onde acontece o “Maior São João do Mundo”. Lá, a comemoração começa no dia primeiro de junho e segue até o último dia do mês. Para este ano o público estimado é de 57.278 pessoas. 

Na DPMT, a festa está marcada para o dia 23 de junho, a partir das 16h. Este ano cada unidade administrativa levará um prato típico do período, com o convite para os trabalhadores se vestirem à caráter e ter um fim de tarde com interação e descontração. A programação está sendo feita pela equipe de Qualidade de Vida da Gestão Funcional. E o primeiro subdefensor-geral, Rogério Borges Freitas, sugere que os Núcleos, na Capital e no interior, adotem o mesmo modelo de organização.

"A ideia original proposta pela Qualidade de Vida era de fazermos a festa em todos os Núcleos, no mesmo dia, na mesma hora, com a Administração financiando o encontro, porém, para este ano, ainda não teremos condições. Então, vamos sugerir aos Núcleos que organizem a comemoração, dia 23, a partir das 16h, como faremos na sede. Por sugestão da defensora pública-geral, Luziane Castro, aqui cada grupo de servidores trará um prato. A adesão à sugestão será voluntária. No ano passado fizemos assim e tivemos muita fartura e descontração”, disse Freitas.


A sugestão é que cada grupo de servidores traga um prato para a comemoração


No ano passado o modelo deu certo na sede e todos conseguiram se divertir

Comemorações como essas em órgão e empresas, além de trazer recordações agradáveis para a maioria das pessoas, auxilia na melhora do clima organizacional, ao proporcionar momentos de descontração, de contato entre servidores, estagiários e defensores. O sentimento de bem estar e de pertencimento são trabalhados e garante a memória de momentos felizes. “Já vou pedir a canjica pra minha mãe”, disse Luziane.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Quer conhecer a metodologia de reeducação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados?

Os interessados ​​em participar da audiência pública sobre a metodologia aplicada pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) podem se inscrever por meio deste link. A audiência será no dia 28 de junho, às 17h30, no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá. A pré-inscrição é para dar celeridade ao credenciamento e garantir acomodação aos participantes no dia do evento. A audiência pública é uma realização do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e APAC Cuiabá. A iniciativa conta com a parceria do Poder Judiciário, Governo de Mato Grosso, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT).

Para saber mais, acesse aqui.