História - O Núcleo da Defensoria Pública em Sapezal foi instalado há 16 anos, quando funcionou numa sala cedida do Fórum local. A segunda defensora pública a atuar no local, Rosana Leite, hoje responsável pelo Núcleo da Defesa da Mulher em Cuiabá, conta que a cidade foi seu primeiro local de atuação e que guarda lembranças positivas de lá. Ela conta que o maior problema, já naquela época, era a falta de um lugar próprio do órgão, com identidade visual de fácil reconhecimento para o cidadão se localizar.
“Foi lá que realizei o meu primeiro júri, eternizado com um quadro em meu gabinete. Recebi todo o apoio dos Poderes e Instituições e fui muito bem recebida pela sociedade. Sapezal, pelo giro econômico, fruto da plantação de soja, necessita de trabalho árduo da Defensoria em prol dos menos afortunados, pois é uma cidade com pessoas de enormes condições financeiras, onde o inverso é a mais pura realidade. Ter um lugar próprio e poder andar com nossas próprias pernas é a verdadeira independência e quem ganha é a população”, avalia.
O novo Núcleo de Sapezal é a oitava entrega do ano feita pela Administração Superior da Defensoria de Mato Grosso que, em 2023, inaugurou novos núcleos em Barra do Garças, Nova Xavantina, Mirassol d’Oeste, Juara, Rosário Oeste, Comodoro e Núcleos Cíveis Integrados em Cuiabá. Desde a inauguração deste último, ele é tido como referência para outras Defensorias Públicas no Brasil, de acolhimento, clareza de comunicação visual, beleza e oferta de bem-estar para o cidadão que procura os serviços do órgão.
O que: Inauguração do Novo Núcleo da DPMT em Sapezal
Quando: Quarta-feira (6.12)
Onde: Avenida André Maggi, 690, Centro
Como: Com a presença dos integrantes da Administração Superior, autoridades locais e população