Notícias

INAUGURAÇÃO


Novo Núcleo da Defensoria Pública, em Comodoro, será inaugurado dia sete de novembro

Cerimônia será às 17h de terça-feira (7/10), com a presença da defensora pública-geral, Luziane Castro, autoridades do sistema de Justiça, do Executivo, do Legislativo e população local

Por Marcia Oliveira
27 de de 2023 - 08:08
Bruno Cidade Novo Núcleo da Defensoria Pública, em Comodoro, será inaugurado dia sete de novembro

Novo núcleo será inaugurado no dia 7 de novembro


A Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso, na presença de autoridades locais e da população, inaugura, às 17h de terça-feira (07/11), o novo Núcleo do órgão no município de Comodoro, 639 km de Cuiabá. Com identidade visual padrão, ambiente climatizado, banheiro adaptado para pessoas com deficiência, o prédio foi adequado para receber a população local e da região. Ele fica localizado na rua Rio Grande do Sul, 643, bairro Nossa Senhora de Fátima. 

O Núcleo foi ampliado, estruturado, adaptado, pintado e ganhou cara nova para atender à população da Comarca e dos municípios de Nova Lacerda, Rondolândia, Campos de Júlio, distritos e comunidades rurais e indígenas da região, que juntos, somam uma população de cerca de 38 mil habitantes. 

Durante o período da reforma, o atendimento do órgão foi feito virtualmente e com a reinauguração, será retomado o atendimento presencial. Na região, a população tem grandes dificuldades de acesso e uso de meios eletrônicos e a conclusão da obra garante acomodações para o cidadão aguardar e receber atendimento de suas principais demandas com dignidade. O maior volume de atendimento na comarca é feito na área cível, em casos de pedido de pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade, execução de alimentos e reconhecimento de paternidade.

Os defensores Júlio Carvalho Meirelles e Elisa de Camargo Viana e suas equipes, compostas por dois assessores jurídicos, duas estagiárias e uma recepcionista, são os responsáveis pelo atendimento em Comodoro. Após a reforma, o local, além de ter sido ampliado, padronizado e remodelado, recebeu equipamentos e estruturas novos.

“A população local, em sua maioria, é formada por pessoas muito simples, que têm muita dificuldade em receber atendimento virtual, logo, com a inauguração terão atendimento presencial, num lugar 90% melhor do que o que tinham antes. A comunidade rural e os indígenas perceberão uma melhora expressiva nas acomodações. Agora estamos preparados para recebê-los muito bem”, disse a assessora jurídica Adriana Ribeiro. 

Estrutura - O prédio comporta dois gabinetes, duas salas para assessores e estagiários, a recepção, três banheiros, um deles adaptado para pessoas com deficiência e copa. E o local passou por reestruturação total do imóvel, regularização do contrapiso, instalação de porcelanato, criação e execução de nova disposição interna dos ambientes para individualizar gabinetes, salas e assim, garantir que os casos sejam tratados de forma privada, sem causar constrangimentos. 

O telhado do Núcleo foi trocado, assim como a rede elétrica, as luminárias, tomadas e toda a estrutura de rede lógica. O forro passou de PVC para gesso, foram feitas as trocas de louças e metais, esquadrias, portas e janelas. A pintura externa e interna, a instalação de identidade visual, tanto dentro quanto fora do órgão, também são novos. No local, ainda foram executados serviços de paisagismo, construção de garagem coberta para dois carros, rampa de acesso, muro, grade, gradil e outros. 

O novo Núcleo de Comodoro é a sétima entrega, do ano, feita pela Administração Superior da Defensoria de Mato Grosso que, em 2023, inaugurou novos núcleos em Barra do Garças, Nova Xavantina, Mirassol d’Oeste, Juara, Rosário Oeste e, o principal deles, os Núcleos Cíveis Integrados, em Cuiabá. Desde a inauguração deste último, ele é tido como referência para outras Defensorias Públicas, no Brasil, de acolhimento, clareza de comunicação visual, beleza e oferta de bem-estar para o cidadão que procura os serviços do órgão.