Notícias

ENTREGA


Novo Núcleo da Defensoria Pública, em Rosário Oeste, é inaugurado com padronização e estrutura para atender com dignidade

Cerimônia foi na manhã desta quarta-feira (11/10) e contou com a presença de representantes da sociedade civil e autoridades do sistema de justiça, do Executivo e do Poder Legislativo

Por Marcia Oliveira
11 de de 2023 - 18:41
Bruno Cidade Novo Núcleo da Defensoria Pública, em Rosário Oeste, é inaugurado com padronização e estrutura para atender com dignidade

Inauguração da nova estrutura foi na manhã desta quarta-feira (11/10)


A Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso, na presença de autoridades locais e da população, inaugurou, às 9h30 desta quarta-feira (11/10), o Núcleo do órgão no município de Rosário Oeste, 103 km de Cuiabá. Com identidade visual padrão, ambiente climatizado, adequado para receber a população local e da região, o lugar que fica na praça Manoel Loureiro, 106, Centro, foi amplamente reformado e remodelado. 

A defensora pública-geral, Luziane Castro, agradeceu às autoridades presentes, aos colegas, aos servidores e explicou que o prédio entregue agora, não indica como ele foi um dia. Ela lembrou que havia infiltrações, mofo e comprometimento da edificação. E que o trabalho entregue agora, é resultado de um esforço extra dos servidores e dos colegas da Administração. Citou o trabalho do primeiro subdefensor público-geral, Rogério Freitas, por se desdobrar em negociações, por centavos, para entregar um ambiente digno para o cidadão. 

“Quero agradecer imensamente a todos, por estar na posição de defensora-geral e entregar o Núcleo, hoje, em excelentes condições, pois mudou muito, quem não veio aqui antes, não tem ideia de como estava. As paredes estavam mofadas, o prédio comprometido e já afetando a casa do lado. Agradeço porque não faço nada sozinha. Agradeço ao Rogério, o primeiro subdefensor, uma máquina de trabalho, que abraçou as causas que eu levava e foi por causa dessa vontade, dessa ousadia, trabalhando para aplicar bem cada centavo de nossos recursos financeiros, com uma equipe maravilhosa, que hoje estamos aqui”, disse.

Ela continuou informando sobre as razões da alteração e melhorias das condições do prédio. Lembrou que o trabalho feito no local foi “brilhante”, agradeceu a Diretoria de Infraestrutura, e em especial, ao servidor Adriano, pelo empenho e dedicação. E afirmou que uma característica dos servidores do órgão é a de que não fazem o que podem em suas funções, mas muito mais. E que foi assim que a Defensoria conseguiu crescer e hoje, se mostra com outra cara.  

“E o mais importante, o nosso objetivo maior é que, quando a pessoa que precisa de nossos serviços chegar aqui para ser atendida, aquela pessoa que vê na Defensoria a última esperança de encontrar solução para o seu problema, se sinta acolhida de maneira digna. Ela não pode chegar no lugar e pensar que, porque ela é pobre, o que é oferecido a ela devem ser coisas ruins. Não. O serviço prestado  aqui é de qualidade, mas precisávamos melhorar o ambiente. Por isso, nos empenhamos muito para que esse Núcleo fosse uma de nossas prioridades”, disse.

Estrutura - O prédio comporta um gabinete, uma sala de assessoria, uma sala de atendimento, banheiros, copa, área de serviço e recepção. No local atuam dois defensores públicos, ambos por cumulação, o defensor João Paulo Dias, na área cível e a defensora Odila dos Santos, na área criminal. O Núcleo de Rosário Oeste atende à população local e do município de Jangada e dos distritos de Arruda, Bauxi e Marzagão. Ambos os municípios somam uma população de 22.879 habitantes. 

O local passou por reforma geral com remoção de parede de adobe, substituída por parede de alvenaria; regularização do contrapiso; ampliação de área, individualizando a sala dos estagiários e dos assessores; construção de fossa, sumidouro e filtro; troca de rufos, calhas e pingadeiras; troca do revestimento cerâmico para porcelanato e construção de um banheiro para o gabinete. 

Ainda foram feitas a troca de toda estrutura de luminárias e cabeamentos elétricos; troca de toda estrutura e cabeamentos lógicos; troca do forro de pvc por forro de gesso (drywall); troca de louças e metais; troca de esquadrias (visores, portas e janelas); pintura interna e externa e instalação de comunicação visual interna e externa. 

Atendimento - No Núcleo, a área cível é a que concentra a maior demanda e a principal delas são os pedidos de ações de alimentos. Já no criminal, a Defensoria Pública acompanha a situação de 17 presos. A defensora-geral ainda elogiou a atuação dos defensores que atuam no local, por não medirem esforços para atender a população local.  Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região é muito pobre em recursos materiais. Em Rosário, a média salarial é de 2,5 mínimos e a média de ocupação da população é de 9.7%. Já em Jangada, a média do salário cai para 1,8 mínimo e a ocupação cai para 8.8%. Para o defensor público João Paulo Dias, a nova estrutura trará mais dignidade e qualidade no acolhimento dos que precisam do órgão.

“O meu sentimento é de esperança que os assistidos possam ser bem recebidos, e bem tratados e as demandas que nos trazem, solucionadas com muita igualdade, fraternidade e bondade, dentro da Defensoria. Que possamos semear a verdadeira e genuína transformação social”, disse. 

Presença - Participaram da inauguração, além dos já citados, Freitas, Odila, Dias e servidores locais e da sede em Cuiabá, o prefeito e a vice-prefeita do Município, Alex Steves Berto e Mary Borges, o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Loureiro, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil de Rosário Oeste (OAB), Carlos Mendes, o ouvidor-externo da Defensoria Pública, Getúlio Pedroso, o padre Raul Felipe Vigário, a representante do Conselho Municipal do Idoso, Maria da Penha e o presidente da Colônia de Pescadores e Pequenos Agricultores, Jonas Neves. Acesse aqui as fotos do evento e do prédio novo.

Acesse aqui as fotos do evento e do prédio novo.