Notícias

POSSE E ATUAÇÃO


Novos defensores públicos são empossados pela população em sábado de atendimentos

Luziane Castro, defensora pública-geral, ressalta a importância dos novos defensores estarem em contato com a população que mais precisa dos serviços da instituição

Por Janaiara Soares
16 de de 2023 - 14:00
Novos defensores públicos são empossados pela população em sábado de atendimentos

Bruno Cidade


Os 19 novos defensores públicos de Mato Grosso foram recepcionados pelos moradores do bairro Pedra 90, na manhã deste sábado (16.12), durante cerimônia de Posse Popular. A solenidade, seguida de atendimento ao público, selou o início dos trabalhos dos concursados que tiveram a oportunidade de estar em contato com a população.  

“Já tem muita gente em salas confortáveis. É preciso de gente junto do povo, ouvindo e sentindo a dor que cada um sente. Isso é fazer a diferença, tendo a certeza de que eles saíram melhor do que chegaram. Mostrar para a população que existimos”, afirmou a defensora pública-geral Luziane Castro. 

Durante a solenidade, Dillyane de Sousa Ribeiro, que foi empossada, afirmou que o maior legado da Defensoria com a sua chegada e de seus colegas é a demonstração do crescimento da Instituição, ampliando o atendimento para toda a população. “Não haverá uma só pessoa que não poderá contar com a Defensoria. Desejamos pintar o Estado de verde, assim como queremos pintar a Defensoria de povo”.  

Presidente da Associação Coxipoense de Deficientes (ACD), Albino Bocheneri, parabenizou os novos defensores e pediu um olhar mais sensível para a região do Bairro Pedra 90. “Ser defensor não é fácil, mas vocês podem ter certeza que serão amados por todos, desde que façam o trabalho de vocês com carinho e dedicação”. 

Além da posse, os novos defensores públicos realizaram atendimentos jurídicos e  administrativos gratuitos, nas áreas cível e criminal, durante todo o sábado. Esta é a 2ª Posse Popular de novos membros, organizada pela Defensoria Pública de Mato Grosso. 

Beneficiada no mutirão, a dona de casa Lady Dayana, que está desempregada, buscou a Defensoria para dar entrada no pedido de pensão alimentícia de sua filha. Ela conta que tenta o auxílio desde quando a menina era bebê e hoje já possui dezessete anos. “Eu já tinha ido em outros lugares e sem êxito, mas tenho certeza que agora vai dar certo. Fui muito bem atendida, todos muito educados comigo, um trabalho lindo", ressaltou ela.

Os novos defensores públicos seguem em formação na Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso. Após, serão designados para comarcas onde o órgão ainda não realizava atendimentos. Em 2024 a Instituição irá alcançar 100% da população hipossuficiente do Estado.