O prefeito da cidade, Levi Ribeiro, ressaltou que a presença da Defensoria reforça o compromisso da administração com a igualdade e a justiça social. “Representa um passo importante em direção a uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os seus cidadãos”, disse o gestor.
A Defensoria Pública representa um progresso para o município de São José do Rio Claro, afirmou Inez Caetano Lopes, presidente da Câmara de Vereadores, que concluiu dizendo que "a Defensoria Pública tem nosso carinho e atenção, tanto do poder legislativo quanto do executivo".
A Defensoria de São José do Rio Claro contará com dois defensores públicos atuando nas áreas cível e criminal, bem como em casos da infância e juventude, em regime de cumulação. Além disso, terá uma equipe especializada para auxiliar no atendimento, composta por uma assessora jurídica, uma estagiária de pós-graduação, outra de graduação, uma ajudante geral e uma estagiária voluntária.
De acordo com o último Censo Demográfico (2022), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São José do Rio Claro tem 14.911 habitantes.
O município de Nova Maringá e o distrito de Brianorte também fazem parte da comarca. O núcleo está localizado na rua Guanabara (esquina com a rua Rondônia), s/n, no Centro.