Notícias

EXPANSÃO


Núcleo da Defensoria Pública de Mato Grosso é inaugurado em São José do Rio Claro

O novo núcleo também atenderá a cidade de Nova Maringá e o distrito de Brianorte e contará com dois defensores públicos, atuando nas áreas cível e criminal

Por Mariana Baleeiro
29 de de 2024 - 14:09
Janaiara Soares Núcleo da Defensoria Pública de Mato Grosso é inaugurado em São José do Rio Claro


A Defensoria Pública de Mato Grosso reforçou seu compromisso com o município de São José do Rio Claro (297 km de Cuiabá) com a inauguração do núcleo de atendimento na cidade. A cerimônia contou com a presença de lideranças da região que conheceram a nova estrutura que irá receber a população. 

Com a presença física do novo Núcleo, a Defensoria estará de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para oferecer suporte jurídico essencial em questões cíveis, criminais e casos envolvendo a infância e juventude. Desde janeiro, o atendimento da Defensoria na comarca era feito apenas de maneira remota, via chatbot (WhatsApp). 

"Hoje é um dia de muita alegria e comemoração. Finalmente após mais de um ano de atendimento remoto, estamos aqui, abrindo esse espaço para receber com muito carinho e de uma forma acolhedora a população", comentou Luziane Castro, defensora pública-geral. 

João Vicente Nunes Leal, coordenador do Núcleo de São José do Rio Claro, se emocionou em seu discurso ao ressaltar que agora a Defensoria está mais atuante para a população. “As lágrimas não são de tristeza, são de alegria. A emoção de ser o coordenador do núcleo será uma memória indelével na minha ainda curta jornada na Defensora Pública do estado”. 

O prefeito da cidade, Levi Ribeiro, ressaltou que a presença da Defensoria reforça o compromisso da administração com a igualdade e a justiça social. “Representa um passo importante em direção a uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os seus cidadãos”, disse o gestor. 

A Defensoria Pública representa um progresso para o município de São José do Rio Claro, afirmou Inez Caetano Lopes, presidente da Câmara de Vereadores, que concluiu dizendo que "a Defensoria Pública tem nosso carinho e atenção, tanto do poder legislativo quanto do executivo". 

A Defensoria de São José do Rio Claro contará com dois defensores públicos atuando nas áreas cível e criminal, bem como em casos da infância e juventude, em regime de cumulação. Além disso, terá uma equipe especializada para auxiliar no atendimento, composta por uma assessora jurídica, uma estagiária de pós-graduação, outra de graduação, uma ajudante geral e uma estagiária voluntária. 

De acordo com o último Censo Demográfico (2022), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São José do Rio Claro tem 14.911 habitantes. 

O município de Nova Maringá e o distrito de Brianorte também fazem parte da comarca. O núcleo está localizado na rua Guanabara (esquina com a rua Rondônia), s/n, no Centro.