O Secretário Executivo da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Clodoaldo Gonçalves de Queiroz, lembra que o município de Santo Antônio de Leverger tem grande extensão territorial e o núcleo vai fazer diferença nos atendimentos. “É uma vitória e seguimos esse processo de reestruturação dos Núcleos em todas as comarcas de Mato Grosso”.
A prefeita de Santo Antônio do Leverger, Francieli Magalhães, parabenizou a Defensoria e destacou o atendimento acolhedor realizado. “É uma instituição que vem para atender e sanar os problemas da nossa população. A Defensoria olha sempre com carinho e atenção para cada um que procura ajuda e faz o diferencial. Ficamos felizes que agora tem um lugar onde o povo procura ajuda e acha. É a casa do povo”.
Representando o município de Barão do Melgaço, Jucely de Oliveira que é chefe de gabinete da prefeitura, explica que a população do município é muito carente e em sua maioria não tem condições de arcar com despesas jurídicas. “Esse trabalho da Defensoria é de muita valia e vem nos ajudando há muito tempo, indo até lá quando precisa e mantemos uma parceria também, trazendo até o Núcleo as demandas que chegam na prefeitura”.
Anteriormente o Núcleo funcionava em uma sala cedida pela prefeitura da cidade e agora passa a atender, efetivamente, em prédio próprio na Rua Antônio João, nº 52, Bairro Centro. O local vai contar com uma sala de espera, duas salas de atendimentos, dois banheiros com acessibilidade e uma copa.
Santo Antônio de Leverger tem hoje 15.246 habitantes de acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Defensoria Pública atua em todos os casos onde houver desrespeito aos direitos do cidadão, individuais ou coletivos. O horário de atendimento é das 12h às 18h de segunda-feira a sexta-feira. No final de semana o núcleo funciona em sistema de plantão.