“Os idosos, e aqueles com menor familiaridade com ferramenta digital, enfrentam dificuldades que conseguimos solucionar com o serviço presencial. O contato direto possibilita maior humanização e a oferta de suporte necessário. Pessoalmente, escutamos as necessidades das pessoas e fornecemos orientação adequada. Com as reformas e adaptações no Núcleo, estamos mais preparados para acolher as pessoas, em ambiente acessível e confortável, o que faz o atendimento mais eficaz”, avalia a servidora Jessana da Silva.
Além do atendimento presencial, o Núcleo também presta o serviço por meio do whatsapp, em casos que exigem urgência e emergências, como pedidos na área de saúde ou situações em que o cidadão é intimado e há necessidade de cumprimento de prazo legal.
“Nas quintas e sextas-feiras, o trabalho é dedicado exclusivamente ao cadastro e agendamento de novos atendimentos, garantindo a organização e o fluxo contínuo dos serviços prestados”, explica Jessana.
O Núcleo da Defensoria Pública está localizado na Rua Francisco Mendes de Moraes, nº 900, no Centro, em frente à Escola Municipal Elzinha Lizardo Nunes. A retomada dos atendimentos presenciais fortalece o acesso à justiça para a população vulnerável, assegurando o direito à defesa em situações administrativas e em demandas jurídicas.