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RETOMADA


Núcleo de Alto Taquari retoma atendimento presencial à população

A retomada do serviço atende principalmente o cidadão com dificuldades de acesso e uso de tecnologias

Por Marcia Oliveira
19 de de 2024 - 16:42
Arquivo Pessoal Núcleo de Alto Taquari retoma atendimento presencial à população

Núcleo volta a atender presencialmente nesta segunda-feira (19.8)


A Defensoria Pública de Mato Grosso retomou, nesta segunda-feira (19), os atendimentos presenciais na comarca de Alto Taquari, distante 485 km de Cuiabá. A medida permite que o cidadão com dificuldade de acesso e uso de tecnologia conte com o acolhimento e o auxílio dos membros e servidores o órgão, em dias específicos da semana. 

O serviço estava suspenso desde o dia 31 de junho, diante da necessidade de reformas e adaptações estruturais no prédio, localizado no Centro da cidade. O Núcleo está sob a coordenação do defensor público Bruno Cury de Moraes, que atua em demandas cíveis e criminais. 

Os atendimentos à população são feitos nas segundas, terças e quartas-feiras, após agendamento prévio, pelo whatsapp: (65) 99634454. O Núcleo faz em média 70 atendimentos mensais, desses, 60 são para atender demandas na área cível, em casos de ação de alimentos, regulamentação de guarda e visitas; cumprimento de sentença de alimentos ordinários e extraordinários e divórcios. Já na área criminal, os casos variam de acordo com as necessidades da população.

“Os idosos, e aqueles com menor familiaridade com ferramenta digital, enfrentam dificuldades que conseguimos solucionar com o serviço presencial. O contato direto possibilita maior humanização e a oferta de suporte necessário. Pessoalmente, escutamos as necessidades das pessoas e fornecemos orientação adequada. Com as reformas e adaptações no Núcleo, estamos mais preparados para acolher as pessoas, em ambiente acessível e confortável, o que faz o atendimento mais eficaz”, avalia a servidora Jessana da Silva. 

Além do atendimento presencial, o Núcleo também presta o serviço por meio do whatsapp, em casos que exigem urgência e emergências, como pedidos na área de saúde ou situações em que o cidadão é intimado e há necessidade de cumprimento de prazo legal. 

“Nas quintas e sextas-feiras, o trabalho é dedicado exclusivamente ao cadastro e agendamento de novos atendimentos, garantindo a organização e o fluxo contínuo dos serviços prestados”, explica Jessana. 

O Núcleo da Defensoria Pública está localizado na Rua Francisco Mendes de Moraes, nº 900, no Centro, em frente à Escola Municipal Elzinha Lizardo Nunes. A retomada dos atendimentos presenciais fortalece o acesso à justiça para a população vulnerável, assegurando o direito à defesa em situações administrativas e em demandas jurídicas.