A Defensoria vai ocupar o térreo e 12 dos 16 andares do Pantanal Business, unificando o atendimento dos Núcleos de Iniciais, Cível, Defesa da Mulher, Consumidor, Fundiário, Conciliação, Direitos Difusos e Coletivos, e Segunda Instância Cível e Criminal, que hoje estão em diferentes pontos na mesma avenida, além de abrigar a Ouvidoria, Conselho Superior, Corregedoria, Escola Superior, e outras unidades administrativas.
Segundo a Diretoria-Geral, o Núcleo de Iniciais vai ocupar o 1º e o 3º andar do prédio. Cada andar pode abrigar um ou mais núcleos e será identificado com cores diferentes. Após o atendimento inicial, no acolhimento ou nos guichês, o cidadão vai receber uma pulseira com a cor do núcleo onde será atendido para facilitar a identificação.
A grande vantagem do novo espaço é a unificação de todos os núcleos da área cível, criando um ponto de referência da Defensoria Pública em Cuiabá e facilitando a vida do cidadão, que não terá mais que perambular por diferentes locais em busca de atendimento na capital.