Notícias

EM CUIABÁ


População dará posse a novos defensores públicos neste sábado no Pedra 90

Evento será no dia 16 de dezembro, a partir das 8h30h, no Centro Comunitário do bairro Pedra 90, em Cuiabá; Após a posse, os defensores farão atendimento na área cível e criminal até as 17h

Por Marcia Oliveira
13 de de 2023 - 16:40
Bruno Cidade População dará posse a novos defensores públicos neste sábado no Pedra 90

A primeira Posse Popular da Defensoria de Mato Grosso foi no Beco do Candeeiro, em 2019


A população dará posse a 19 novos defensores públicos nomeados este ano. O ato simbólico visa apresentar os profissionais ao público e dar à população a oportunidade de conhecer o trabalho da Defensoria Pública e qualificar esses trabalhadores como seus legítimos defensores. 

O evento será sábado (16.12), no Centro Comunitário do bairro Pedra 90, a partir das 9h. Essa é a 2ª posse popular de novos membros, organizada pela Defensoria Pública de Mato Grosso. Após a posse, os profissionais farão um mutirão de atendimentos jurídicos e administrativos nas áreas cível e criminal, das 10h às 17h.  

“A ideia da Posse Popular é justamente fazer com que a população, que é a razão de existir da Defensoria Pública de Mato Grosso, dê posse e receba os novos defensores públicos. É a população dizendo: ‘vocês estão assumindo a função de nos proteger, de nos defender, de nos atender’. E escolhemos o Pedra 90 porque o bairro é bastante populoso e carente da presença do Poder Público”, explica a defensora pública-geral, Luziane Castro. 

A defensora-geral lembra ainda que o evento é fundamentado no 1º artigo da Constituição Federal, no parágrafo único, onde está expresso que “todo o poder emana do povo…”.

“É o povo dando poder para esses novos defensores atuarem em sua defesa. O evento também é importante para os defensores saírem daquela linha tradicional da posse em lugares luxuosos e bonitos. É uma posse em que o defensor está junto do povo, sentindo a realidade e a necessidade do público que ele atende. Nossa ideia é que eles sintam como é o atendimento fora dos gabinetes, pois logo após a posse, eles atuarão”, ressalta a defensora.  

O novo defensor público, Leonardo Cuoghi, que veio de São José dos Campos (SP) e fez estágio na Defensoria Pública de São Paulo, afirma que o evento é importante tanto para o profissional quanto para a população. “Acredito que a Posse Popular seja bem importante, tanto para nós, recém-empossados, como para a sociedade. Há um simbolismo importante nessa cerimônia, no qual a população nos recebe e acolhe e, ao mesmo tempo, somos apresentados a ela, mais do que individualmente, mas como Instituição, reforçando a presença e importância da Defensoria Pública”. 

Atendimento - A partir das 8h30 a Defensoria Pública dará início à distribuição de senhas aos cidadãos que precisam de atendimento com os defensores públicos. O início dos trabalhos será às 10h e seguirá até as 17h, após a cerimônia de posse.  

Na data, serão empossados os defensores públicos: Caroline Maat Rodrigues Sakaui Dillyane de Sousa Ribeiro, Elissa Santos Gomes, Camila Santos da Silva Maia, Francine da Rosa Grings, Ana Luiza Sodre de Moraes, Renata Ferreira da Silva, Gabriela Beck dos Santos, Rafael Machado, Viviani Nicolau, Priscila Cristyna Zart dos Prazeres, Leonardo Seefeldt Cuoghi, Amanda Renosto Gennari, Isabella Baumgratz de Araújo Chimeli, Safira Vanessa Carneiro Costa, Vitor Lima Nava Martins, Alison dos Santos Silva, Maxuel Pereira Dias, Ligia Padovani Nascimento e Romulo Moreira Nader.  

 O que: Posse Popular de 19 defensores públicos e atendimento  

Quando: Sábado (16.12), às 8h30 e atendimento até as 17h   

Onde: Centro Comunitário do Bairro Pedra 90 - Avenida Newton Rabelo de Castro.