Notícias

APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADE


População de Várzea Grande dá posse a novos defensores públicos em mutirão de atendimentos

Ação foi realizada na Grande São Mateus, região afastada do centro da cidade e que reúne mais de 40 mil moradores

Por Djhuliana Mundel
07 de de 2024 - 11:47
Fotos: Barbara Argôlo População de Várzea Grande dá posse a novos defensores públicos em mutirão de atendimentos


A população do Bairro São Mateus, em Várzea Grande, deu posse simbólica, neste sábado (07), a 14 novos defensores públicos do estado. A cerimônia faz parte de uma tradição da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), para promover a aproximação dos defensores das comunidades que eles vão atender no dia a dia em suas comarcas. 

“A posse popular é um evento muito importante porque é o momento em que a população, que é a nossa razão de existir, a população vulnerável, ela dá posse para os defensores públicos. É uma ação simbólica pra que os defensores públicos entendam que a Defensoria Pública tem lado e o nosso lado é o lado da população, da defesa dessa população vulnerável. Então, aqui a gente faz esse amplo atendimento e entrega, enfatizando que a Defensoria Pública tem que estar nos espaços atendendo a população cada vez mais e melhor”, explicou a defensora pública-geral, Luziane Castro. 

“Esse momento é talvez um dos que maior representa o diferencial da Defensoria Pública. Que melhor ilustra porque fazemos o que fazemos. Nós estamos aqui pelo povo, nós somos um elemento de comunicação da vontade da população. Então, a verdadeira legitimidade de dizer que agora somos defensores públicos só poderia partir da própria comunidade que utiliza os nossos serviços. E isso é só o começo de uma atuação que eu espero que se mantenha sempre próxima do povo, com a porta do gabinete aberta e mais do que isso: fora do gabinete, nas ruas, no debate com a Prefeitura, em audiências públicas, indo conversar diretamente com as comunidades e grupos vulneráveis que nem sempre conseguem ir até a Defensoria Pública e que precisam que nós os alcancemos” falou a defensora pública recém empossada, Bruna Parente Arce.

A região da Grande São Mateus, em Várzea Grande, tem aproximadamente 40 mil habitantes, de acordo com o presidente do bairro, Chico da Saúde e, além de afastada do centro da cidade, carece de vários serviços.  “Só agradecer a todos da organização. Dizer que a gente está feliz demais. O bairro é um bairro carente e com várias demandas de saúde, jurídica, pensão, processo, são várias coisas”, disse o líder comunitário. 

“Quero cumprimentá-los e parabenizá-los por essa posse, por vocês estarem integrando o Poder Judiciário, oferecerem uma mão para a comunidade que irá precisar muito de vocês. Aqui na nossa região nós temos um problema muito grande de loteamento, de regularização fundiária. Então, vários dos que aqui estão hoje, que estão chegando para vim aqui conversar com vocês, irá levar esse problema para que vocês possam ajuda-los”, contou o vereador por Várzea Grande, Enfermeiro Emerson, que representou o Poder Legislativo municipal na cerimônia de posse popular. 

Foram empossados os defensores públicos: Daniela Lorscheiter da Fonseca, Ewerton Junior Martins da Nóbrega, Érika Silveira Guerreiro, Geraldo Vendramini Furtado do Amaral, Bruna Parente Arce, Ana Cristina Malta Diniz, Izabella Vallentina Amaral Marquetti Souza, Anderson Pereira Martins, Valderi Machado de Carvalho, Robson Cleiton de S. Guimarães, Taís Stradiotto Papa, Henrique Luis Cotting dos Santos, Salvador Ferreira de Sousa Junior e Marina Pessini Pezzi.