Em comemoração ao Maio Verde, o projeto Ouvidoria Volante percorreu mais de 2 mil quilômetros, visitando oito núcleos da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) e entidades da sociedade civil, entre os dias 6 e 10 de maio.
O programa consiste em um calendário de visitas, encontros e debates nas diversas cidades que possuem atendimento da Defensoria, para falar sobre os principais problemas da região e ouvir as demandas locais da sociedade.
Os núcleos de Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Paranatinga e Campo Verde receberam a visita da Ouvidoria na semana passada.
De acordo com o ouvidor-geral, Getúlio Pedroso, o projeto visa aproximar cada vez mais o interior da capital, fortalecendo os laços e garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado.
“Nosso objetivo é conhecer 'in loco' a realidade de cada região, discutir os principais problemas locais e ouvir as demandas da população, promovendo uma escuta qualificada e incentivando a participação ativa de cidadãos, servidores e defensores públicos”, destacou o ouvidor.
Após as visitas, é elaborado um relatório com as principais demandas das entidades da sociedade civil, servidores e defensores, as quais são encaminhadas aos setores responsáveis da instituição.
O objetivo do projeto é ampliar o diálogo com os movimentos sociais locais e estimular sua participação nos diversos processos da Defensoria Pública.