Notícias

NOVO ESPAÇO


Querência ganha nova sede da Defensoria Pública

Nova sede oferece estrutura acolhedora para ampliar o acesso à justiça à população em situação de vulnerabilidade na região do Araguaia

Por Paulo Henrique Fanaia
08 de de 2025 - 14:55
Querência ganha nova sede da Defensoria Pública


Com a presença de autoridades do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) inaugurou nesta terça-feira (8), a nova sede do Núcleo de Querência (763 km de Cuiabá). A unidade reforça a atenção da DPEMT para a região do Araguaia mato-grossense, levando atendimento jurídico para a população vulnerável de todo o município de Querência e distritos próximos. 

“Mais um dia extremamente importante para a Defensoria Pública, estamos realizando a nossa sétima inauguração do ano. O nosso objetivo é fechar 2025 com 12 inaugurações, uma a cada mês. E mais do que isso, e o mais importante, que é possibilitar que toda a população do estado de Mato Grosso tenha um local digno para ser atendido dentro da Defensoria Pública. É esse o nosso propósito. Aqui em Querência hoje inauguramos esse espaço bastante acolhedor, dentro do nosso projeto Pintando Mato Grosso de Verde, levando a Defensoria para todo o estado, estando efetivamente presente para o atendimento à população”, comemorou a defensora pública-geral, Luziane Castro. 

Localizado na Avenida Central, nº 1.067, Setor A, a obra de readequação do prédio é fruto de uma parceria entre a DPEMT e a Prefeitura Municipal de Querência. O local possui recepção, gabinete e sala para os assessores, copa e dois banheiros, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência. 

Durante a obra, coube à Prefeitura e à DPEMT atuarem de forma conjunta para realizar a demolição de paredes para adequação do novo layout proposto pela Defensoria; criação de novos ambientes com divisórias drywall; adequação da rede elétrica; instalação de forro, bancada e cuba para a copa; instalação de rede de ares condicionados; e adequação da fachada. 

De acordo com o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o município de Querência possui uma população estimada de 26.769 habitantes. Pela Defensoria Pública de Mato Grosso, o município faz parte do Núcleo Unificado de Querência e Ribeirão Cascalheira. 

Para o prefeito de Querência, Gilmar Wentz, a parceria entre DPEMT e o Executivo faz toda diferença para o atendimento da população mais vulnerável.  “A Defensoria é o último alento do cidadão que precisa de um recurso, de algum acesso. Ele vem buscar justiça através da Defensoria. E tenho certeza que o defensor Robson, que está aqui responsável por esse núcleo, fará a diferença para aquelas pessoas que vierem procurar o serviço da Defensoria. A Defensoria vem para realmente consolidar mais essa união, essa parceria e essa carência que o município tinha com a Defensoria. Tenho certeza que ela fará toda a diferença no auxílio daquelas pessoas, aquelas famílias que mais precisam”, disse ele.

Animado com a instalação do novo Núcleo, o coordenador e defensor público, Robson Guimarães garante que a chegada da Defensoria Pública em Querência deixa o claro recado que a instituição está ao lado de quem mais precisa. 

“Hoje é um dia histórico. Inauguramos, com muito orgulho e emoção, mais que um espaço físico; inauguramos um espaço de justiça, dignidade e esperança. Um lugar onde cada pessoa, independentemente da cor, do credo, da orientação sexual e do tamanho da dor, encontrará voz, escuta e acolhimento. A Defensoria chega oficialmente em Querência, como uma instituição de portas abertas, para os que mais precisam, para os que tantas vezes foram esquecidos ou silenciados. E chegamos com a certeza de que onde há um ser humano em sofrimento, ali deve estar o olhar atento do Estado, que muitas vezes é feito pela Defensoria Pública”, disse o defensor, que enalteceu ainda o esforço coletivo da DPEMT para chegar a todos os cantos de Mato Grosso. 

“É impossível falar dessa conquista de hoje sem reconhecer o esforço coletivo. A atuação firme da Administração Superior da Defensoria que vem interiorizando a instituição com seriedade e compromisso. A parceria do Poder Judiciário, do Ministério Público e, principalmente, Executivo Municipal. E a dedicação também de cada servidor que acredita diariamente na transformação que a Defensoria Pública é capaz de promover”, finalizou ele. 

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração o secretário Executivo de Administração da DPEMT, Clodoaldo Queiroz; o ouvidor-geral da Defensoria, Getúlio Pedroso; juiz-Diretor do Foro da Comarca de Querência, Thalles Nóbrega Miranda Rezende de Britto; a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Daniela Moreira Augusto; o delegado de Polícia Civil de Querência, Dióniz Zanotelli; o segundo secretário da Câmara de Vereadores, Divino Goiamat; o vice-Presidente da 19ª Subseção da OAB/MT, Antônio Porphirio; a primeira-dama e secretária de Assistência Social do município, Janice Wentz; e as conselheiras tutelares Cleusa Moura Watte e Jaqueline Zontta, entre outros.